terça-feira, 22 de abril de 2014

Resenha: A Menina que Roubava Livros (contém spoiler)

Como estreia do blog, começar com o livro que me deu ideia pra iniciar isso tudo! Obrigado por estar acessando meu blog novo! 

                

Nome: A Menina que Roubava Livros
Autor: Markus Zuzask
Nº de páginas: 480

A Menina que Roubava Livros conta a história de Liesel Meminger, uma garota que já presenciou a Morte três vezes. Quem narra a história toda é a própria Morte e somente no final você vai entender o porque. O livro começa com Liesel, sua mãe verdadeira e seu irmão viajanto para a Rua Himmel, pois os ataques nazistas estão cada vez mais frequentes. Sim, a história se passa na época do Holocausto, na época de Adolf Hitler. No meio da viagem, (alerta spoiler) seu irmão morre. No seu enterro, Liesel furta seu primeiro (de vários) livros... O MANUAL DO COVEIRO. A viagem prossegue e Liesel finalmente chega a Rua Himmel, somente depois de muita briga é que ela decide entrar na casa onde Rosa e Hans Hubermann a esperam. Liesel vê na nova mãe uma mulher que adora xingar os outros, chamando-os (e até Liesel e Hans) de Saulker, Saumensch e Arschloch. No Pai, Liesel vê um homem de olhos cor de prata e com a alma muito boa, ótimo tocador de acordeão e um ótimo pai. Liesel sempre tem o mesmo pesadelo, todas as noites, todos os dias e é Hans Hubermann quem a acode. Iniciando as Leituras Noturnas. Depois, Liesel conhece Rudy Steiner, que é daqueles 'pestinhas encantadoramente chatos e lindos' de cabelos cor de limões. Na escola, Liesel é ridicularizada por não saber ler, pois não frequentou a escola na infância, voltando a estudar no Infantil. Após Liesel descobrir o amor por Futebol e Livros, Liesel passa a entregar e buscar as roupas que Rosa lavava e passava, descobrindo assim, a casa do Prefeito e de sua mulher, Elsa. No dia do aniversário do Führer (Hitler) houve uma queima de livros e foi exatamente nesse dia que Liesel furtou seu segundo livro, mas ouve um pequeno (ops, enorme) problema... Uma pessoa viu. E depois, Liesel consegue entrar em contato com muitos livros graças a essa mesma pessoa... Ela entregava roupa a tal. Se você já ouviu falar do Holocausto e de Hitler, sabe que ele tinha ÓDIO por judeus. E é exatamente um judeu que Hans, Rosa e Liesel passam a esconder no seu porão, escondido de tudo e de todos. Bombardeios começam a atacar a Rua Himmel. Um dia, um agente do governo Hitlerista visita a casa dos Hubermann, para olhar seu porão... Isso dá em uma confusão, acredite, mas não, eles não morrem ou são acusados de nada, muita coisa ainda acontece. Após uma reviravolta, Max (o judeu) foge do governo, indo para um rio, onde Hans o havia instruído e que quatro dias depois, ele voltaria para a casa. Só que no quarto dia, quando Hans vai procurar Max, ele não está. Hans fica se culpando, até que é convocado para a Guerra! Mias reviravoltas acontecem, mas Hans volta para casa, vivo. (ALERTA SUPER SPOILER AGORA). Um bombardeio ataca a Rua Himmel e mata a todos (todos mesmo), menos Liesel. Depois de Liesel perder o chão e dar, finalmente, o beijo tão sonhado em Rudy Steiner, mesmo depois de morto, Liesel vai morar com a mesma pessoa dona da biblioteca. E depois, conta a história da fase adulta de Liesel. E finalmente, o encontro dela com a Morte.

Minha Opinião Sobre o Livro: Simplesmente, o melhor livro já escrito na história! Apesar de conter certas palavras difíceis, ele ensina muita coisa. Uma coisa que eu não gostei muito foi o final, eu gostaria de um final mais detalhado, contando bem o futuro de Liesel, não apenas cinco páginas, mas, fora isso... MELHOR LIVRO EVER. Apesar de eu ter dito muita coisa, ainda tem muito, mais muito mais coisa pra ver!

Número de Estrelas: 

NOTA: Sobre o sistema de estrelas...

1 estrela - Ruim
2 estrelas - razoável
3 estrelas - bom
4 estrelas - ótimo
5 estrelas - perfeito

Melhores Frases:


Quando a Morte conta uma história, você deve parar para lê-la." - Liesel.
 Os seres humanos me assustam." - Morte.
Ande Rudy, vamos Jesse Owens, não sabe que eu amo você? Acorde, acorde, acorde..." - Liesel
Que tal um beijo, Saulker?" - Rudy Steiner.
 Ele tem cabelos de plumas..." - Liesel.

Super Recomendo.

Até logo. Thaís.

Um comentário: